Jah Shaka no Brasil

12:02 / Comments (0) / by Selectah Aratuxx




Por Guno Santos - rasta.com.br




A maior lenda dos sound systems no mundo todo, o grande Jah Shaka vem ao Brasil pela primeira vez no próximo mês de outubro.
Jah Shaka fará uma apresentação única no dia 24 do mês que vem em São Paulo. E o melhor de tudo, na rua e de graça!


Próximo dia 24 de outubro a babilônia vai tremer, com o evento que promete ser o maior encontro de cultura de sistemas de som (sound systems) já realizado no Brasil.
Afinal de contas, quem estará presente protagonizando esse evento será ninguém menos que "The Mighty Zulu Warrior", o grande Jah Shaka, lendário proprietário do sound system que leva o seu nome, e que atualmente atua também como produtor, engenheiro de som, dono de gravadora, entre outras atividades.
Jah Shaka nasceu e cresceu em Clarendon, na Jamaica, mas começou sua carreira musical em Londres no início dos anos 70.
Shaka ingressou no sound system de soul e rhythm 'n' blues Freddie Cloudburst como aprendiz de soundman (aquele que comanda o sound system) e, em meados dos anos 70, montou o seu próprio sound system simplesmente intitulado Jah Shaka.
Jah Shaka nomeou o seu sound system inspirado no grande guerreiro da tribo Zulu Shaka ka Senzangakhona, também conhecido como Shaka Zulu.
Jah Shaka ganhou notoriedade por introduzir e privilegiar o dub e o reggae rastafári, de cunho político-religioso, em suas apresentações.

Através de parcerias com produtores jamaicanos como Winston Edwards, entre outros, Jah Shaka conseguia faixas exclusivas direto da Jamaica, antes mesmo de seu lançamento oficial, além de diversas versões exclusivas de um mesmo riddim.
Em pouco tempo, Jah Shaka estabeleceu o seu nome como o principal sound system de todo o reino unido, reunindo enormes multidões de diferentes estilos musicais, cores e raças em suas apresentações.


Durante os anos 80, quando a maioria dos sound systems passou a seguir a tendência da música jamaicana, tocando músicas com temas polêmicos como armas e sexo, Jah Shaka se manteve firme em seu propósito de levar a mensagem de Jah para o seu público.
Neste período, o seu público e suas aparições diminuíram, porém isso serviu para aumentar o seu status de lenda e fazer com que inúmeros novos sounds surgissem com a mesma ideologia de favorecer o reggae com temas sociais, políticos e religiosos.
Jah Shaka também lançou seu próprio selo no início dos anos 80 e desde então produziu e lançou inúmeros álbuns de artistas como Twinkle Brothers, Max Romeo, Prince Alla, Johnny Clarke, Horace Andy, Bim Sherman, Sgt. Pepper, Icho Candy, entre muitos outros, além de inúmeros álbuns dub.
Shaka também fundou a Jah Shaka Foundation, fundação que entre outras atividades ajuda a distribuir medicamentos, livros, cadeiras de roda, materiais de carpinteria e discos para clínicas, escolas e estações de rádio na região de Accra, em Gana.
Nesta apresentação única de Jah Shaka no Brasil, no próximo dia 24 de outubro, a abertura ficará por conta do baixista e produtor nova-iorquino Victor Rice e do produtor pernambucano Christiano Botelho, mais conhecido com Buguinha Dub.
Victor Rice e Buguinha Dub prometem dar uma aula de dub, fazendo mixagens multipista ao vivo, utilizando fitas analógicas conectadas à mesa de som, produzindo o verdadeiro dub à moda antiga, como feito originalmente nos estúdios jamaicanos nos anos 70.

Além das apresentações do lendário Jah Shaka e da abertura de Victor Rice e Buguinha Dub, a galera do sistema de som Quilombo Hi-Fi, comandado pelo soundman Jah Knomoh, vai aquecer as turbinas do público a partir das 13 horas, para este grande dia que promete ficar na história.
E o melhor de tudo é que todas estas atrações envolvendo a cultura sound system vão rolar na rua e com entrada franca. Isso mesmo, absolutamente de graça!


:: The Mighty Zulu Warrior - Jah Shaka - Apresentação única no Brasil ::
Abertura: Buguinha Dub e Victor Rice
Aquecimento: Quilombo Hi-Fi

0 comentários: