R.I.P Sugar Minott

13:12 / Comments (0) / by Selectah Aratuxx



O cantor e produtor jamaicano Lincoln "Sugar" Minott, um dos grandes pioneiros do reggae e do dancehall, faleceu no último sábado (10/07) no University Hospital em St. Andrew, na Jamaica.

Sugar sofria de problemas cardíacos há alguns meses, tendo inclusive cancelado recentemente uma turnê que faria no Canadá.


Um dos grandes precursores do reggae e do dancehall, Lincoln Barrington Minott, mais conhecido como Sugar Minott, nasceu em 25 de maio de 1956.

Sugar começou sua carreira precocemente, aos 13 anos de idade, quando em 1969 se associou aos vocalistas Tony Tuff e Derrick Howard, formando o grupo The African Brothers.

Entre os anos de 1969 e 1974 o grupo lançou diversos singles para diferentes produtores, como Keith Weston, Winston "Marrytone" Blake, Rupie Edwards e Coxsone Dodd.

Músicas como "Lead Us Father", "Mystery Of Nature", "Party Time" e "Righteous Kingdom" ajudaram a estabelecer o nome do grupo como um dos expoentes da nova geração do reggae jamaicano.

Após gravarem o single "No Cup No Broke" para o selo Studio One, o grupo se separou, e Sugar Minott foi trabalhar como aprendiz de Coxsone Dodd no próprio Studio One, atuando como vocalista, guitarrista e percussionista.

E não demorou muito para que Sugar tivesse sua primeira chance de gravar como vocalista solo.

Sugar Minott
Suas primeiras faixas para Coxsone Dodd foram "Vanity", "Hang On Natty", "Mr. DC" e "Jah Jah Children", e apesar de todas as faixas gozarem de relativo sucesso, elas não estabeleceram o nome de Sugar Minott como um dos artistas jamaicanos do primeiro escalão.

O topo das paradas viria com o lançamento do seu primeiro álbum intitulado "Live Loving", em 1977. Em seguida, no embalo do sucesso de "Live Loving", o produtor Coxsone Dodd resolveu reunir os singles que ficaram de fora do primeiro álbum e lançar o LP "Showcase", segundo álbum de Sugar.


Lincoln 'Sugar' Minott em 1979 No início de 1979, Sugar Minott deixou o Studio One e gravou o álbum "Bitter Sweet" para o produtor Prince Jammy.

Em seguida, Sugar decidiu lançar o seu próprio selo intitulado "Black Roots", que também levou a criação de um coletivo de artistas que o acompanharia em sua empreitada.

Do grupo que acompanhava Sugar faziam parte nomes como Little John, Triston Palmer, Barry Brown e Tony Tuff, entre outros.

O grupo passou a ser conhecido como "Youth Promotion Crew", nome que também foi utilizado no Sound System criado por Sugar Minott.

O Sound System "Youth Promotion" passou a dominar a cena da região de Maxfield Park, em Kingston, ficando conhecido por ser o sistema de som que traduzia o verdadeiro som do gueto, feito por jovens moradores do local.

Foi na mesma época que Sugar começou a produzir e lançar faixas dos artistas do "Youth Promotion Crew", bem como seus próprios trabalhos.

Toda a experiência adquirida ao longo dos anos trabalhando com diversos produtores, deram o impulso necessário para que Sugar explorasse toda sua criatividade e seu talento.

Foi então, no final de 1979, que Sugar lançou o antológico álbum "Ghetto-Ology".

Utilizando os melhores músicos da época, gravado no estúdio Channel One e mixado no estúdio King Tubby's por Prince Jammy, "Ghetto-Ology" é uma obra essencial do roots reggae dos anos 70.

A mensagem sócio-política contida neste álbum, e o estilo vocal inconfundível de Sugar Minott, traduziam perfeitamente o som dos guetos de Kingston da época.

Após o lançamento de "Ghetto-Ology", teve início a fase mais produtiva de toda a carreira de Sugar Minott, que foi o início dos anos 80.

Sugar Minott
Em 1980, foi lançado o álbum "Roots Lovers" e, passando a explorar mais o seu lado Lovers Rock, Sugar começou a fazer mais sucesso no Reino Unido do que na Jamaica.

Singles como "Run Come", "Not For Sale", "African Girl" e "Lovers Rock", entre outros, ajudaram a estabelecer o nome de Sugar Minott na Inglaterra e em todo o Reino Unido como um dos artistas jamaicanos de maior sucesso por aquelas bandas.

Em 1981, Sugar gravou e lançou a faixa "Good Thing Going" (cover de uma faixa de Michael Jackson lançada em 1971). A faixa acabou sendo distribuída na Inglaterra pela RCA e atingiu a quarta posição na parada de sucessos inglesa, sendo até hoje considerada o maior hit de toda a carreira de Sugar Minott.


Sugar Minott Sugar seguiu gravando exaustivamente durante os anos 80, lançando excelentes álbuns como "With Lots Extra" e "Sufferer's Choice" em 1983, e "Herbsman Hustling" e "Wicked Ago Feel It" em 1984, entre inúmeros outros.

No total, Sugar Minott lançou mais de 60 álbuns e incontáveis singles ao longo de sua carreira.

E não para por aí. Para o próximo dia 21 de julho está marcado o lançamento do álbum "New Day", o último álbum que Sugar Minott gravou antes de partir para Zion.

O álbum conta com participações de Toots Hibbert, Andrew Tosh, Ranking Trevor, Sly Dunbar e Bongo Herman, entre outros.

Para os que tiveram o prazer de conhecer Sugar Minott pessoalmente, fica a lembrança de uma pessoa doce e de agradável companhia, como o seu próprio nome artístico sugeria.

Sugar será sempre lembrado por seu incrível talento musical e também por sua inesgotável vontade de ajudar os demais, como sempre o fez através do seu selo Black Roots e do seu sound system Youth Promotion.

Junior Reid, um dos grandes nomes do reggae que começaram sob a tutela de Sugar Minott, disse sobre a morte do amigo: "Sugar foi um homem que sempre deu muito à música, mesmo sem receber muito em troca."

Segundo Peter Burke, amigo próximo de Sugar, o cantor se sentiu mal no sábado e foi levado para o hospital, onde veio a falecer poucos minutos após as 10 da noite (horário local).

A causa da morte ainda não foi revelada, porém Sugar tinha problemas cardíacos e vinha sofrendo de dores no peito há alguns meses, tendo inclusive cancelado uma turnê que faria no Canadá em maio deste ano por conta deste problema.

Seguem alguns hits do Sugar Minott abaixo:

Good Thing Going






Run Come






International Herb (extended Mix - Stroger Bass)






Not For Sale






African Girl



0 comentários: