Morre o produtor e vocalista Yabby You

17:08 / Comments (0) / by Selectah Aratuxx


O reggae perdeu mais um de seus ícones neste início de 2010. Um dos produtores e vocalistas mais fascinantes e visionários da história, Vivian Jackson, mais conhecido como Yabby You, faleceu na última terça-feira dia 12, em Clarendon na Jamaica. Yabby You tinha 63 anos e foi vítima de um aneurisma.
Nascido em Kingston em 1946, no distrito de Waterhouse, Vivian Jackson trilhou um caminho muito similar ao de seus contemporâneos na música Jamaicana, apesar da sua identidade musical tão singular.
Yabby You passou por inúmeras dificuldades durante a infância e a juventude. De origem humilde, e sendo uma das sete crianças da família, ele teve de começar a trabalhar muito cedo.



Aos 12 anos, Yabby You saiu de casa e arrumou um emprego em uma empresa holandesa de fabricação de panelas, que ficava próxima ao valão do gueto de Waterhouse.

Aos 17 ele foi parar no hospital pela primeira vez, seriamente doente por consequência da subnutrição. Foi diagnosticado um severo caso de artrite, que acabou por limitar os movimentos de suas pernas.Fisicamente incapaz de prosseguir no seu antigo trabalho, Yabby You passou a lutar pela sobrevivência nas ruas de Kingston, e sua principal fonte de (pouca) renda era obtida através da sua habilidade em identificar os cavalos de corrida que sairiam vencedores.

Apesar de Rastafári, Vivian Jackson não acreditava na divindade do imperador Haile Selassie e suas crenças cristãs se diferenciavam das crenças de outros rastas que ele conhecia. Como resultado de sua constante argumentação acerca do assunto, lhe foi dado o apelido de "Jesus Dread".

Devido a sua crença cristã ser tão diferente da visão dos seus contemporâneos rastafáris, frequentemente ocorriam debates religio-filosóficos sobre a questão, e foi justamente após um destes debates que Yabby You se dirigiu pela primeira vez a um estúdio de gravação.

Para arrumar o dinheiro necessário para alugar o estúdio, Yabby retornou ao seu antigo trabalho na fornalha da fábrica de panelas, apesar dos avisos dos médicos. Em pouco tempo ele acabou ficando doente novamente e retornou para o hospital para operar o seu estômago.

Ao menos, arrumou dinheiro para comprar uma fita de 2 polegadas e alugar o estúdio Dynamic por meia hora. Por sorte, músicos como Leroy 'Horsemouth' Wallace, Earl 'Chinna' Smith e Aston 'Familyman' Barrett estavam dispostos a tocar de graça.


No início dos anos 70, Yabby passou muito tempo na igreja Ethiopian World Federation, que era dirigida por Brother Joe. Um dia, ao ouvir a voz de Yabby You, Brother Joe o convidou para cantar na igreja. Ele cantou a música "Carnal Mind", versão de um antigo cântico.A música foi tão bem recebida que Brother Joe resolveu gravá-la. Porém, quando chegou a hora da música ser gravada, o seu grupo que era composto por Albert Griffths (do The Gladiators) e Roydel Johnson (co-fundador do The Congos) o havia deixado.

Contrariado pela experiência mal sucedida, Yabby You resolveu gravar os vocais na faixa instrumental que havia feito no ano anterior com 'Horsemouth', 'Chinna' e 'Familyman'. Em 1971, após seis meses de trabalho ele conseguiu juntar o bastante - em torno de cinquenta dólares jamaicanos - para gravar os vocais no final do ano.Na metade final de 1972 a faixa "Conquering Lion" foi lançada em dois selos diferentes, Now e Prophet, e creditada como Vivian Jackson & The Ralph Brothers (Alric Forbes e Bobby Melody).

O enorme sucesso da faixa gravada para King Tubby, e a distinta introdução (com o canto "Be-You, Yabby-Yabby-You") renderam a Vivian Jackson o apelido de Yabby You, que passou a acompanhá-lo por toda a sua carreira.

Durante os 18 meses seguintes Yabby lançou inúmeros singles, entre eles "Love Thy Neighbour", "Love Of Jah" e "Warn The Nation", geralmente sob o nome de Vivian Jackson and The Prophets. Nesta época, Dada Smith já havia se juntado ao grupo e contribuiu no vocal principal de "Warn The Nation", que também foi lançada sob o título de "Jah Love".

Em 1974 o grupo gravou no lendário estúdio Black Ark, do produtor Lee 'Scratch' Perry, duas das maiores pedradas da carreira de Yabby You: "Jah Vengeance" e "Run Come Rally", a segunda uma das maiores pérolas da história do reggae roots.

No início de 1975, a grande maioria destas primeiras gravações foram juntadas no primeiro LP lançado por Yabby You, o aclamado disco "Conquering Lion", que pouco depois foi lançado na inglaterra ligeiramente diferente, sob o nome "Ram A Dam".

Em 1976, o seu grande clássico de versões dub intitulado "King Tubby's Prophesy Of Dub" foi lançado, estabelecendo definitivamente o nome de Yabby You como um dos artistas de reggae roots do primeiro escalão. Foi na mesma época que Yabby passou a expandir suas atividades, e começou a produzir o então jovem e desconhecido vocalista Wayne Wade, em faixas como "Man Of The Living" e uma nova versão de "Conquering Lion" intitulada "Lord Of Lords".

O peso do instrumental de Yabby You atraiu também a atenção dos Deejays jamaicanos da época. Nomes famosos como Big Youth, Dillinger, Trinity, U Brown, Jah Stitch, Ranking Trevor e Tappa Zukie, e outros menos conhecidos como Prince Pampidoo, Jah Pops, Jah Stone e King Miguel e Ranking Magnum, todos foram gravados por Yabby You.

Os instrumentais desenvolvidos em parceria com o lendário co-fundador do Skatalites Tommy McCook no final dos anos 70 mostram ambos no auge de sua forma. Prova disso é o excelente álbum intitulado "Blazing Horns", que conta também com a participação do trumpetista Bobby Ellis.

Assim como com Wayne Wade, Yabby You passou a produzir outros vocalistas novatos, dando a primeira chance à inúmeros artistas como Michael Prophet, Tony Tuff, Patrick Andy e Junior Brown, entre outros.

Ele continuou a sua associação com o mestre do dub King Tubby, lançando LP's como "Beware Dub" e "Yabby You & Michael Prophet meets Scientist At Dub Station".
Além de King Tubby, Tommy McCook e todos os outros artistas citados acima, Yabby You ainda trabalhou com mais inúmeros nomes de peso do reggae como Sly & Robbie, Michael Rose e Mad Professor, entre outros.

Nos anos 80, a saúde de Yabby You se deteriorou muito, e ele acabou por se retirar da música por algum tempo. Nos anos 90, algumas poucas novas produções e muitos relançamentos de clássicos da década de 70 marcaram a sua volta ao mercado fonográfico.

Porém a sua saúde estava cada vez mais debilitada, o que o impedia de voltar aos estúdios. Com o passar dos anos, os problemas de saúde só aumentaram, chegando ao ponto em que Yabby You foi obrigado a amputar uma das pernas.

Vivian "Yabby You" Jackson acabou falecendo aos 63 anos na noite da última terça-feira, dia 12 de janeiro, vítima de um aneurisma cerebral em um hospital de Clarendon, na Jamaica, onde vinha morando já há algum tempo.

Restaram agora seus mais de 20 álbuns e coletâneas e incontáveis singles lançados. E a certeza de que perdemos mais um dos grandes gênios do reggae, responsável pelo desenvolvimento desta música tão fascinante, e criador de muitos instrumentais e canções profundamente espirituais, que ficarão pra sempre na memória e no coração dos amantes do bom reggae roots.

0 comentários: