Sobre o Periférico Dub

05:13 / Comments (0) / by General Steppas

Selectah Aratuxx at the controlCom o advento da globalização, não existe mais a necessidade de a informação passar por um canal central para ser disseminada, ou seja, a informação não passa mais pelas elites ou um meio de transmissão que, na maioria das vezes distorce a mensagem.


Atraves dos diversos meios atuais, a comunicação agora se prolifera de periferia em periferia. E é “baseado” nessa premissa que o Periférico Dub Sistema de Som vem difundindo a cultura dos Sound Systems jamaicanos.

Original das periferias de Vitória - ES, o Periférico Dub, Sistema de Som Itinerante faz da rua e espaços públicos uma arena de dança, audição e apropriação do espaço. Os seletores sempre se posicionam no mesmo nível do público (no chão) quebrando a distância simbólica entre atores e espectadores; o operador interpreta o som reproduzido valendo-se de aparelhos de efeitos sonoros como reverbs, flangers, delays. Tal experiência é dada pela montagem do sistema de som que pretende emergir os ouvintes numa câmara de compressão e descompressão de ar: "se Ouve e se Sente o som".

Tendo como referência a história dos Sistemas de Som Jamaicanos, principalmente das décadas de 1960/70, o Periférico Sounds, desde 2007, tem como um de seus interesses, desmistificar a figura do DJ a fim de revelar todos os elementos que deram e, todavia dão vida e dinâmica a esta cultura popular que faz uso dos modernos instrumentos de reprodução sonora: toca-discos, amplificadores e caixas acústicas; Antes de ser um show ou espetáculo, os Sistemas de Som são acervos de arquivos sonoros (músicas) disponibilizados em uma espécie de audição pública, mas propriamente, através de uma festa. É um evento e também uma experiência sonora.

Foto: Selectah Aratuxx at the control .

0 comentários: